Metodologias
de Trabalho
As equipes interdisciplinares buscam contribuir para a garantia do acesso e permanência dos alunos através de ações direcionadas não apenas aos educandos, mas a todos os sujeitos envolvidos com o universo escolar: alunas e alunos, professores e professoras, os profissionais de apoio, as famílias e a própria comunidade. Busca-se apreender os impasses que atravessam o contexto escolar, desenvolvendo um conjunto de ações para seu enfrentamento. O trabalho compreende a realização de estudos de casos, atendimentos individuais, grupais, ações coletivas, realização de estudos e debates, bem como a interlocução com as demais políticas e serviços de cada território.
Chamamos de projetos especiais as ações organizadas e planejadas que realizam atividades coletivas, nas quais alunos , professores e profissionais - utilizam de recursos diversos na ressignificação de situações diárias, assim como o registro refletido dessas vivências; de forma que possam se deparar com a emergência de temas presentes no universo escolar e que passam ao largo da percepção e cuidado dos que ali convivem.
Falar de experiências, muitas vezes dolorosas, dos impasses, das dificuldades de relacionamento entre os pares, do estabelecimento do respeito às diferenças, tem nos exigido formas de abordagem que se abram a linguagens diversas que atravessem o discurso usual. Assim, a arte tem se mostrado um importante aliado em nosso trabalho.
Os Projetos Especiais se apoiam no desenvolvimento dessas múltiplas linguagens, utilizando a partir da oralidade diversos caminhos para a aproximação das questões que atravessam o processo de aprendizagem.
Um projeto de acolhimento para equipe docente e profissionais da escola
Projeto em construção